Foto: Ângelo Barchet
A ponte da ERS-348, sobre o Arroio Guarda-Mor, que liga localidade de Santos Anjos e municípios como Ivorá e São João do Polêsine a Faxinal do Soturno, caiu ainda na enchente de 2024. Uma ponte provisória chegou a ser construída pelo Exército no local. Com as cheias da última semana, o local ficou intransitável novamente. Moradores cobram o poder público para uma ação efetiva, como a construção de uma nova ponte. No domingo (22), a comunidade se reuniu para o "aniversário" de um ano da queda da estrutura.
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Ainda em fevereiro de 2025, o governador Eduardo Leite assinou a ordem de início para construção da nova ponte. À época, no projeto, a nova ponte teria extensão de 120 metros e investimento de R$ 11,7 milhões do governo do Rio Grande do Sul.
– A gente fala da chuva acima da média, que é um problema natural e que o ser humano não consegue intervir, mas passado um ano percebemos que é um problema político e não natural a falta de construção de uma ponte – diz Gustavo Lanza, 38 anos, agricultor e gerente de carteira do agro de uma cooperativa, que participou dos protestos na comunidade.
Os moradores dependem do acesso para se locomover a trabalho, é o que conta Lanza:
– Dependemos desse acesso todos os dias para vir a Faxinal trabalhar. Na quinta-feira, era feriado e reunimos um grupo de moradores da comunidade para cobrar uma atitude por parte do poder público, dos nossos governantes. Precisamos de uma resposta concreta.
Segundo o morador, a produção das agroindústrias acontece em sua maioria no inverno. A ausência do acesso impacta diretamente estes produtores, visto que a entrega dos produtos é em Faxinal do Soturno e Recanto Maestro, que vão para outras localidades do Rio Grande do Sul:
– Também temos produção de ovos. E o que acontece? O caminhão não consegue chegar na propriedade do agricultor para entregar ração. Consequentemente, o produtor não consegue trazer a produção de ovos para a cidade.
Pelo acesso, são nove quilômetros até Faxinal do Soturno. Sem ele, são 25 quilômetros por rota alternativa, diz o produtor.
A reportagem não conseguiu retorno do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) sobre o assunto. Informações extraoficiais apontam que o Daer teria questionado alguns pontos do projeto, como a profundidade da fundação da ponte, que estaria projetada em 25 metros. O órgão teria contratado um estudo geológico para verificar se seria necessário tudo isso de estacas. Em situação positiva para o projeto apresentado, a construção começaria imediatamente.